segunda-feira, 12 de julho de 2010

Quem quer ser um milionário?


Quem quer ser um milionário?, filme ganhador de 8 Oscars, inclusive o de melhor filme, direção e roteiro adaptado, é o maior símbolo da preferência atual de Hollywood por filmes não convencionais àqueles costumeiramente premiados na maior cerimônia do cinema mundial (de grandes orçamentos, grandes efeitos especiais e astros super reconhecidos). A produção do diretor Danny Boyle foi realizada com baixo orçamento, atores desconhecidos e até iniciantes e filmada em Munbai na Índia. A trama acompanha a história do garoto indiano Jamal Malik (Dev Patel) desde a sua infância até chegar a um programa de perguntas e respostas onde tem a chance de ganhar o maior prêmio da história da televisão indiana.



A história começa com um interrogatório policial que tenta investigar uma suposta fraude com o sucesso surpreendente de um garoto que nem mesmo teve acesso à educação durante a sua vida. À medida que assistimos aos seus acertos no programa assistimos a flashbacks sobre as diversas dificuldades que o garoto passou durante a infância que de maneira impressionante se encaixam em cada uma das perguntas que o garoto deve responder na mesma ordem em que são realizadas. Ou seja, o objetivo é explicar que todo o sofrimento pelo qual Jamal passou foi a única forma de aprendizado para o programa, ou seja ele teve muita sorte com as perguntas escolhidas (única explicação plausível). A tal tortura e a investigação policial também soam artificiais a fim de buscar uma confissão sobre uma possível fraude no programa. Ou seja, não passa de uma situação que serve apenas como componente dramático a uma trama que sofre em certos momentos pela falta de ligação e veracidade entre certos elementos do roteiro.


Atores na cerimônia de entrega do Oscar


Porém, a produção também possui ótimos momentos. Passamos pela mesma tensão e sofremos com as situações de Jamal e seu irmão Salim como a morte da mãe, o abandono e a exploração sofrida por um bandido que treina seu grande amor para trabalhar como prostituta e o envolvimento de seu irmão com o mundo do crime. A cada resposta certa no programa vibramos, ficamos ansiosos com a pergunta que virá e torcemos como se estivéssemos em seu lugar. Também merece destaque a excelente atuação dos jovens atores que interpretam os irmãos Jamal e Salim enquanto são crianças. A relação entre os dois é absolutamente espontânea e sua degradação é exibida de maneira emocionante, o que garante aos flahsbacks os melhores momentos do filme. Enfim, Quem quer ser um milionário? É um bom filme, que diverte, apesar de suas falhas.

Confira o trailer:
 

 
Renan Araújo

7 comentários:

Roberto F. A. Simões disse...

Slumdog Millionaire é um filme sensacional, de uma energia pujante, contagiante e mágica. Grande filme. 4*

Cumps.
Roberto Simões
» CINEROAD - A Estrada do Cinema «

bruno knott disse...

Não eCreio que o filme tem um ar de fábula e por isso não precisamos ficar 100% convencidos.

É um puta filme e ele realmente mostra que a Academia estas dando uma renovando.

Abraços.

bruno knott disse...

* creio que o filme...

Gabriel Von Borell disse...

Estou aqui pra agradecer o comentário lá no blog e dizer que estou de volta após meses inativo ! Ainda não consegui assistir esse filme , acredita ? Mas nesta ou na próxima semana deve assistir ...
Abraços .

Hugo disse...

É um filme que prende a atenção do início ao fim e a história é tão envolvente que não interesse as pequenas falhas do roteiro.

O ator principal também é uma ótima revelação.

Até mais

vitor silos disse...

Eu adoro esse filme, o livro é melhor ainda. Fiz uma comparação do livro e do filme la no meu blog, depois passa lá
volverumfilme.blogspot.com
Te adicionei ok?

Vitor Ribeiro Silos

Débora medeiros disse...

eu adoro esse filme e adoro mas ainda o ator Dev Patel *-*

Postar um comentário