sábado, 26 de junho de 2010

Futebol e Cinema


                Em época de Copa do Mundo, trarei aqui no blog algumas dicas de bons filmes que tratam do tema futebol, assunto pelo qual sou apaixonado e pelo qual muita gente que acompanha o blog também adora. A grande maioria dos filmes sobre  assunto é brasileiro por motivos óbvios.
Pelé Eterno
O documentário de 2004 do diretor Anibal Massaini Neto conta a vida de Édson Arantes do Nascimento, o Pelé, maior jogador de futebol de todos os tempos. O filme exibe todos os 1284 gols e diversos lances do rei do futebol e conta com entrevistas do próprio Pelé e de seus companheiros em forma de uma narrativa cronológica da sua carreira.

Garrincha, a Estrela Solitária
O filme narra a trajetória de Manuel dos Santos, o Garrincha, um dos melhores jogadores brasileiros de todos os tempos, dentro e fora dos campos através de diversas pessoas que conviveram com o craque. O filme possui também ótimas interpretações. O “demônio das pernas tortas” é interpretado por André Gonçalves e sua ex-esposa Elza Soares é vivida por Taís Araújo. Direção de Milton Alencar.

O Casamento de Romeu e Julieta
Essa é uma comédia romântica brasileira que trata mais da paixão dos brasileiros pelo futebol do que pelo esporte em si. Romeu é um corintiano fanático que se apaixona por Julieta uma palmeirense doente. Porém, os dois encontram, assim como na história de Shakespeare, diversas dificuldades para ficarem juntos, mas agora por causa do time que torcem. Direção de Bruno Barreto, com Luisa Piovani, Marco Ricca e Luís Gustavo.

Linha de Passe
Walter Salles traz em sua mais recente produção a história de Dario (Vinícius de Oliveira), menino pobre da periferia paulistana, que vê no sonho de ser um jogador de futebol a única maneira de melhorar as condições de vida de sua família.


Boleiros – Era uma vez o futebol
Em um bar paulistano enfeitado por objetos que remetem ao futebol, jogadores e ex-jogadores se reúnem para relembrar diversas histórias e personagens muito curiosos e interessantes conhecidas por eles no mundo da bola. Direção de Ugo Giorgetti.


Filmes Oficiais da Copa do Mundo
Para aqueles que gostam de relembrar os grandes momentos do maior torneio de futebol do mundo também podem conferir os filmes oficiais da Copa do Mundo, que traz uma síntese dos melhores momentos sobre um ponto de vista um pouco diferente das transmissões de TV de praticamente todas as Copas. Os filmes também são frequentemente exibidos no anal a cabo Sportv 

Por Renan Araújo
 

2 comentários:

bruno knott disse...

Sem exagerar, considero Linha de Passe um dos melhores filmes brasileiros de todos os tempos.

E Pele Eterno encanta pela possibilidade de ver quase tudo do que ele fez nos gramados.

fox disse...

oooo nunca vi esse do pelé haha vou ver.

Postar um comentário