terça-feira, 13 de abril de 2010

Argumento e Roteiro


Esses são dois pontos essenciais para a realização de qualquer tipo de filme que pretenda ser de boa qualidade. Apesar disso, ficamos em dúvida da real importância que esses dois elementos possuem, já que muitas vezes são até mesmo colocados em segundo plano. Afinal são os diretores e atores que se consagram e são os maiores conhecidos do grande público, já que seus trabalhos podem ser mais facilmente reconhecidos do que o dos roteiristas. Os roteiristas e argumentistas (que são a mesma pessoa em um filme) frequentemente caem no anonimato (isso nos casos em que o diretor não acumula essas duas funções). Por isso, é importante que conheçamos seus verdadeiros papéis para entendermos o quanto eles significam.

    Trecho do roteiro de "O Mágico de Oz"

                Para começar explico o que é o argumento de um filme. Antes de existir um roteiro existe um argumento que é de forma simplificada toda a história de um filme. Nele são apresentados os personagens e todas as ações e conflitos que os envolvem. Devem estar descritas todas as características para que a história fique completa e não deixe nenhuma dúvida para o espectador. Já o roteiro é a transcrição do argumento na forma em que o filme vai ser rodado. É aí que entram os diálogos, descrições do ambiente, dos figurinos e até mesmo alguns dos sentimentos vividos pelos personagens. Com o roteiro pronto é possível calcular custos, providenciar figurinos, locações que servirão de cenário, equipamentos e atores que atuarão na produção. É com o roteiro na mão que um filme enfim pode começar. É só com ele que toda a equipe pode se reunir, conversar e planejar tudo o que será feito. Ele é dividido cena por cena e depois de decupado ficam esclarecidos cada plano de câmera, as luzes utilizadas e movimentação dos atores (logicamente nem tudo o que é planejado vai ser realizado na hora das filmagens). Para que um roteiro seja utilizado para a produção de um filme existem duas opções: um roteirista pode “vender” sua idéia para uma grande produtora que se aprovada será produzida ou pode partir da própria produtora que contrata um roteirista a partir de uma idéia como no caso da adaptação de uma obra literária de sucesso. Muitos roteiros também podem ser escritos pelos próprios diretores do filme. Isso faz com que nomes já consagrados tenham muito mais facilidade para produzir a partir de seus roteiros do que roteiristas iniciantes. Para os que começam na área é preciso ter uma ótima idéia, além é claro de sorte e de contatos no mundo cinematográfico. Enfim, um mundo bem restrito.
                                                                       Roger Avary: roteirista de Pulp Fiction
Outra curiosidade interessante era uma antiga briga entre os roteiristas e diretores. Os diretores sempre quiseram ter um destaque maior do que seus parceiros na divulgação de seus filmes. A partir de Alfred Hitchcook, outros diretores começaram a estampar seus nomes nas capas de suas produções com “Um filme de...”. Os roteiristas se revoltaram, mas acabaram perdendo a briga e grande parte dos créditos por suas realizações em filmes. Isso continua até hoje e com isso muitos roteiristas acabam sendo esquecidos, o que é uma grande injustiça. Durante a greve dos roteiristas em 2007, Hollywood entrou numa crise de grandes proporções que causou enormes prejuízos à indústria cinematográfica por conta da falta de novas produções, afinal pouca coisa foi feita sem eles. Por essas e outras essa profissão é a mais importante para o bom funcionamento da sétima arte.

                                                             Manifestação durante a greve dos roteiristas nos EUA

9 comentários:

Anônimo disse...

It's really very complex in this active life to listen news on TV, thus I only use web for that purpose, and obtain the most up-to-date information.

Here is my web page: v2 cigs reviews

Anônimo disse...

Ιt's really very complex in this active life to listen news on TV, thus I only use web for that purpose, and obtain the most up-to-date information.

my homepage; v2 cigs reviews
My web page: Http://Www.Sfgate.Com

Anônimo disse...

I am not ѕure the ρlасe you're getting your information, however good topic. I must spend a while learning much more or figuring out more. Thank you for fantastic information I was looking for this info for my mission.

My web page http://www.loud-voice.com/
my page > mouse Click the next page

Anônimo disse...

Prettу! Thіs was an extгemely wonderful аrticle.

Manу thanks for ргovіding this information.


Feel free to surf to my hοmepage ... gobookface.com

Anônimo disse...

Aω, thiѕ was аn exсеptionаlly goоd pοst.

Finding the time and aсtuаl effort tο сrеate a top notch
aгticle… but whаt сan I sаy… I put thіngѕ οff a ωhоlе lоt аnd
nеver seеm to gеt anуthing dоnе.



Also ѵisіt my wеbpage :: http://www.proman-help.isys-informatik.ch

Anônimo disse...

Hey there! I know this is kinda off topic nevеrtheleѕs I'd figured I'd аsk.
Wоulԁ you bе іnterested іn exchangіng lіnks or maybe
guеst authoring a blog post oг vice-versa?
My website goeѕ over a lot of the same subjeсts
as yοurs and I think we сould greatly benefit from eаch othеr.
If yоu are intеresteԁ feel free to shоοt me аn email.
I look forward to hearing fгоm you!
Gгeat blog by the ωay!

Feel freе to vіsіt my blog post www.prweb.com

Anônimo disse...

Yоu're so cool! I do not believe I have read anything like this before. So great to find someone with some genuine thoughts on this issue. Seriously.. many thanks for starting this up. This website is one thing that is required on the web, someone with a bit of originality!

My web site click the up coming web page

Anônimo disse...

Hі there, I еnjoу reаding through youг post.
I wanted tо wrіte a lіttle comment to ѕupport you.


Fеel fгee to visit my site :: click the following page

Anônimo disse...

Hello therе, I discovered your web site by thе use of Google ωhilst searching fοг a similar mаtteг, your web site got here up, it sеems greаt.
I've bookmarked it in my google bookmarks.
Hi there, simply changed into aware of your blog through Google, and found that it is truly informative. I'm gonnа be careful
for brusselѕ. I will аpprecіate іf you haρpen to proceed this in futuгe.
A lot οf folks will likely be bеnefited out of yοur
writing. Cheers!

Also visit my ѕite :: http://tsunomine.jp/userinfo.php?uid=924

Postar um comentário