domingo, 7 de março de 2010

Oscar 2010


É hoje. Nesta noite, acontecerá a 82ª edição do Oscar, prêmio mais esperado e com a maior credibilidade do cinema mundial. Diversos tipos de apostas e campanhas dos diretores a favor de seus filmes para ganhar a preferência dos quase 6000 votantes da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (profissionais do cinema) têm aumentado as expectativas em torno da premiação. Até a cerimônia, que envolve um desfile das principais estrelas no conhecido tapete vermelho e um grande jantar, os nomes dos premiados ainda serão um mistério para todos. 

Porém, muitos dos nomes que serão anunciados pelos comediantes Alec Baldwin e Steve Martin já são apontados como grandes favoritos. Como exemplos temos as categorias de melhor ator, melhor ator coadjuvante e melhor atriz coadjuvante em que as performances de, respectivamente, Jeff Bridges (Coração Louco), Cristoph Waltz (Bastardos Inglórios) e Mo’Nique (Preciosa) dão a impressão de já estarem premiadas. Nas categorias de melhor roteiro adaptado, original e melhor filme estrangeiro, Jason Reitman (por Amor sem Escalas), Quentin Tarantino (por Bastardos Inglórios) e Michael Haneke (por A Fita Branca) devem levar a estatueta para casa principalmente pela força de seus nomes e como forma de tentar compensar outras oportunidades em que eles não foram premiados. Por outro lado, Meryl Streep (Julie e Julia), ganhadora dos Oscars duas vezes e queridinha da Academia, tem grandes chances de perder o prêmio para Sandra Bullock (Um Sonho Possível) – e o mais curioso é que ontem ela recebeu o Framboesa de Ouro de pior atriz pelo filme Maluca Paixão.
                                                                 Todos os indicados ao Oscar
Já em outras categorias permanece a dúvida. E nessas os principais concorrentes são Guerra ao Terror e Avatar. Enquanto nos prêmios técnicos, como efeitos especiais, direção de arte, som e fotografia Avatar parece já ser o vencedor e Guerra ao Terror leva o favoritismo com Kathryn Bigelow como melhor diretora contra seu ex-marido James Cameron por Avatar (pode ser a primeira vez em que uma mulher é premiada nessa categoria), os dois filmes brigam com unhas e dentes pela estatueta de melhor filme com Bastardos Inglórios correndo por fora. A novidade é que neste ano 10 filmes concorrem ao prêmio máximo da noite. Guerra ao Terror é muito bem visto pelos críticos, já recebeu diversas premiações e é uma produção independente que como nos outros anos vem recebendo certo prestígio por parte da Academia (Quem quer Ser um Milonário? Foi premiado nas mesmas condições). Mas, Avatar tem o trunfo de ser popular, o que também é agraciado pela Academia (Em 1995, Forrest Gump tinha grande apelo popular e levou a estatueta contra o favoritíssimo Pulp Fiction) e, principalmente, de mostrar o que Hollywood tem de melhor com grandes inovações tecnológicas e efeitos de encher os olhos. 
 
                                                         Kathryn Bigelow e James Cameron

Como sabemos, um prêmio como esses traz grande credibilidade ao filme ganhador e praticamente recebe um “atestado de qualidade”. Por isso é grande a campanha dos realizadores de cada filme a favor de suas produções. O fato é que mais uma vez a premiação promete grandes emoções e como sempre grandes surpresas. É possível que algumas das previsões acima não se realizem, por exemplo. Só nos resta agora aguardar e esperar por essa grande festa. A Globo e o canal pago TNT transmitem a cerimônia. Amanhã, no blog traremos a cobertura completa dos vencedores e da repercussão em torno dessa grande festa.
                                            Avatar e Guerra ao Terror: a grande disputa da noite

2 comentários:

Rob Seixas disse...

Só uma correção, meu caro: Meryl Streep ganhou duas vezes, e não sete. Vamos acompanhar hoje a premiação! Um grande abraço!

CINECLUBE01 disse...

Ok. Já corrigido

Postar um comentário