terça-feira, 2 de março de 2010

Fotografia no cinema


Hoje vamos falar sobre um dos aspectos mais importantes para a produção de um grande filme: A fotografia. Sempre falamos sobre ela aqui no blog, mas com certeza ainda surgem muitas dúvidas sobre o que realmente é a fotografia. Basicamente, são os mesmos princípios da fotografia original. Aliás, a própria filmagem de um filme é composta pela fotografia. Os movimentos que acompanhamos na tela é a projeção de 24 fotos – ou quadros - por segundo (isso nos filmes mais atuais, já que nos antigos a proporção era de 36 fotos por segundo, o que dava a impressão de que a imagem era mais acelerada). Por isso, sem a fotografia o cinema jamais existiria.
                                            A fotografia com o princípio de movimento presente no cinema


 A fotografia nada mais é do que a imagem da luz. Esse é o principal componente da fotografia no cinema. Diferentes projeções de luz podem transmitir diferentes sensações para o espectador. Um cenário mais escuro pode dar uma impressão mais triste e sombria para uma cena. Uma luz mais forte em determinado personagem e mais fraca em outro pode dar um destaque maior a alguém ou criar um suspense na cena. Há diversos outros tipos de recursos através da luz que tornam a cena simbólica e podem também refletir as emoções de um personagem ou situação. Para uma boa fotografia são utilizados diversos tipos de lentes, refletores, luzes e também a câmera e suas opções de filmagem.

                                     Fotos que compõem a projeção de um filme e dão a impressão de movimento

                Para que uma foto fique boa também é preciso observar outros pontos como o posicionamento dos atores na cena, da própria câmera e das lentes que também seguem os mesmos princípios da câmera fotográfica. Por isso, um diretor de fotografia se torna tão importante e também deve trabalhar em conjunto com o diretor, com o operador de câmera e outros profissionais que colaboram para a produção de um filme. Basicamente, um filme com belas imagens tem uma boa fotografia, porém, sem incluir aí os efeitos especiais (embora também haja relação entre as duas coisas).

Fonte: http://www.cinemaemcena.com.br/cinemacena/variedades_textos.asp?cod=60

4 comentários:

Fernando disse...

Sem dúvidas que a fotografia é uma das partes técnicas mais importantes do cinema e o cara que faz precisa estar em permanente comunhão com o diretor. Não por acaso, diretores geralmente repetem seus técnicos em fotografia quando a parceria dá certo.

Set Ufam disse...

Excelente post! É engraçado que muitas vezes as pessoas estranham quando a gente fala que a fotografia do filme é sensacional. Esse tipo de artigo serve para esclarecer todos os amantes do cinema.
Parabéns pelo blog!

Nekas disse...

Excelente post!
A arte do Cinema em movimento deve-se aos seus primórdios que pertencem à fotografia o posterior movimento desta mesmo...

Abraço
http://nekascw.blogspot.com/

Gustavo disse...

Reportagem informativa. Os diretores de fotografia são os "unsung heroes" do cinema.

Postar um comentário