quarta-feira, 17 de março de 2010

Dublado ou legendado?


Na hora de assistir um filme essa é uma polêmica que sempre envolve discussões. Quem prefere as legendas alega que a dublagem nem sempre acompanha a voz do personagem e isso torna os diálogos falsos. Além disso, essas pessoas confirmam que a voz original contribui para transmitir os sentimentos do personagem. Quem prefere a dublagem defende que nem sempre é possível ler todas as legendas, uma vez que elas passam muito rápido na tela e que é mais fácil se distrair do enredo do filme. Os filmes dublados recebem grande apelo principalmente das crianças. Por conta disso, as animações mais populares sempre recebem várias cópias do filme com a dublagem, geralmente de atores conhecidos. Há quem diga também que prefere filmes legendados, mas quando se trata de uma animação, a cópia dublada é melhor.
Uma pesquisa realizada pela Folha de São Paulo apontou que, entre os filmes americanos, 56% dos entrevistados preferem assistir filmes na versão dublada. Isso se confirma pelo aumento das cópias dubladas dos lançamentos que chegam ao Brasil nas telonas do cinema. Segundo algumas distribuidoras, a bilheteria aumenta com as cópias dubladas, que têm mais apelo popular. Também é fácil de comprovar este fato quando você assiste um filme nos canais abertos. Toda as produções exibidas na Globo, SBT, Record e Band são dubladas, já que são vistas por um maior número de pessoas. Do outro lado, canais de TV fechada exibem em sua maioria filmes legendados. De acordo com a pesquisa, os adoradores da dublagem são maiores entre os espectadores que vão ao cinema menos frequentemente e entre os que vão mais vezes há um empate técnico (47% os legendados e 46% os dublados).
Um projeto de lei que obriga a dublagem de filmes estrangeiros circulou na Câmara em 2008. Isso sim seria uma falta de respeito com aqueles que gostam das legendas. O que deve sempre existir é a opção de se assistir um filme tanto na versão dublada quanto na legendada, o que também é defendido pelas distribuidoras.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u439154.shtml
E você? Gosta mais de filmes dublados ou legendados? Comente!

4 comentários:

Hugo disse...

Com certeza as duas opções devem existir

No meu caso só assisto a filmes legendados.

A dublagem por melhor que seja sempre perde os sons ao redor das cenas e muitas vezes a tradução é ridícula e mentirosa.

Um caso clássico é de "Rocky - Um Lutador" que sempre passou na tv com a tradução dizendo que ouve empate na luta final contra Apolo, quando na verdade Rocky perdeu a luta. Por isso a sequência se chamou "Rocky II - A Revanche".

Até mais

Nekas disse...

Odeio a dublagem!
Lendas apenas!

Abraço
Cinema as my World

Kahlil Affonso disse...

Não sou totalmente contra a dublagem, mas tb não sou tão a favor. Ainda considero as dublagens brasileiras uma das mais bem produzidas do mundo.

Obvio que minha preferência fica por assistir ao filme legendado, mas em animações essa preferência se quebra já que eu prefiro assistí-las dubladas.

http://cinemaemdvd.blogspot.com/

Anônimo disse...

Eu prefiro filme com legenda...
Você lendo, se digere mais do que ouvindo...

Postar um comentário