quinta-feira, 4 de março de 2010

Direção de Arte


Vamos continuar falando sobre diversas funções pouco conhecidas e muito importantes para o cinema. A direção de arte também é essencial para a produção de um bom filme. Esse cargo é também utilizado em áreas como publicidade, design, internet e televisão e tem aspectos semelhantes às dessas áreas. Essa função envolve principalmente a imagem e o visual de um produto, local ou no caso uma cena.
Para que uma cena fique visualmente adequada àquilo que o diretor pretende várias áreas são envolvidas. Entre elas estão os cenários e locações (locais alugados para a gravação das filmagens), os elementos de cena (todos os objetos que compõem a cena), a maquiagem e os figurinos. Por isso, o diretor de arte é a voz do diretor na hora da comunicação com os cenógrafos, os maquiadores, os figurinistas, os fotógrafos e outros vários tipos de profissionais. Esse trabalho também está relacionada à divulgação e popularização da imagem do filme.
A direção de arte é importante porque ela é capaz de criar todo o ambiente de uma cena. Em um filme de época, por exemplo, é essencial que tudo esteja de acordo e seja retratado o mais próximo possível da realidade daquela época. Um sentimento ou emoção de um personagem pode ser reproduzido através da roupa que ele utiliza ou das cores predominantes na casa onde ele vive. Essas ferramentas são muito eficazes na hora de construir a personalidade da pessoa, de criar um clima para determinado cenário e principalmente para garantir a maior veracidade possível à cena. A direção de arte pode muitas vezes passar despercebida na hora de um filme, mas com certeza notaríamos sua ausência. Um filme se torna completamente diferente e mais completo quando uma boa direção de arte está presente.

1 comentários:

Rui disse...

Adoro filme de época.
Um brinde aos diretores de arte, que continuem fazendo bem a função rs

Postar um comentário