segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Videoteca Básica - Festim Diabólico (1948)


“Festim Diabólico” é instigante, um dos maiores suspenses de todos os tempos. Gravado inteiramente em estúdio, Festim tem como fio condutor o assassinato de David (Dick Hogan) por Brandon (John Dall) e Phillip (Farley Granger) à luz do dia no apartamento dos dois. Os amigos são motivados pela vontade de cometer o “crime perfeito” e por se considerarem intelectualmente superiores à David, um antigo conhecido. Brandon e Phillip tratam a ação cometida com frieza e ar de superioridade, escondendo o corpo em um baú que seria posteriormente transformado em mesa para um jantar que ambos iriam realizar para os parentes e amigos da vítima. Porém Rupert Cadell (interpretado por James Stewart), antigo professor da dupla e convidado de ambos, estranha toda a ocasião e começa a achar pistas do acontecido.

Dirigido por Alfred Hitchcock em 1948, “Rope” (título original) foi baseada na peça teatral de Patrick Hamilton, que foi inspirada em um famoso crime chamado “caso Leopold e Loeb”, onde os respectivos adolescentes alegaram que foram influenciados pela obra de Nietzsche para cometer o assassinato do garoto Bobby Frank de 14 anos em 1924 na cidade de Chicago. Esse caso foi muito repercutido na época, sendo que foi até mesmo apelidado de “julgamento do século”.

Festim é uma espécie de teatro gravado. Toda a trama acontece no apartamento dos assassinos e a técnica de gravação nos dá a impressão de que tudo se passa em apenas um take, pois os cortes foram “escondidos”. Isso não compromete o filme, muito pelo contrário, o suspense se intensifica com essa forma de gravação. Foi o primeiro filme colorido de Alfred Hitchcock.

As atuações são outro ponto importante da obra. James Stewart, que viria anos depois a trabalhar em outros filmes dos cineasta como Janela Indiscreta (1954) e o Um Corpo que Cai (1958), interpreta Rupert Cadell com perfeição. Sua forma de agir e conduzir sua “investigação” de forma simples e calma faz com que seu papel se destaque. John Dall também faz a sua parte, mostrando superioridade sem mostrar indícios do crime cometido. Farley Granger faz com que seu nervosismo seja a chave para a história. De forma geral o filme tem um grande elenco, mas é indiscutível a maestria do trio.

O DVD nacional apresenta um documentário com algumas pessoas envolvidas no filme, mostrando curiosidades de produção, roteiro e trailer de divulgação. Sobre esse último, vale a pena citar que ele se diferencia dos demais. O trailer mostra David e sua noiva em um banco na praça conversando, ou seja, poderíamos dizer que é uma cena que antecede todo o filme (lembrando que o mesmo se passa inteiramente dentro do apartamento). Logo após surge a imagem de Rupert, dizendo que essa seria a última conversa entre os dois. Simples e fantástico tal como o filme. Já assistiu? Dê a sua opinião.
 

9 comentários:

Pobre esponja disse...

Tentarei comprar esse filme. Sou de SP, e descobri "camelôs nerds" que vendem dvd's cults na Augusta. Que maravilha! 3 por 20 - e se encomendar, quase sempre eles arrumam. Lol!
Esse blog é 10, parabéns!

abç
Pobre Esponja

Anônimo disse...

muito bom o blog d vcs, interessante e as resenhas a respeito dos filmes, sempre muito bem feitas.
parabéns, continuem com o belo trabalho

Bruno disse...

ainda nao assisti o filme, mas agora q eu vi esse post, acho q vo procurar pra baixar

Vinicius Oliveira disse...

nossa, nunca ouvi falar nesse filme, sinceramente, vou ver.. maneirao o blog parabens

http://viniciusoliveiraa.blogspot.com/ comenta no meu blog por favor

Inez disse...

Suspense não é meu gênero preferido de filmes, já assisti alguns filmes de Hitchcoc mas não gostei.

felipe disse...

massa, ainda n tinha entrado em um blog desse esquema..

http://www.borarir.com/
comentado

Henry Barros disse...

"caraleo" O.o nunca vi e tenho até receio d ver...

Igor Pinheiro disse...

Pela sinopse parece ser bom mesmo. E é Hitchcock, né? Não tem como ser ruim...
Acho muito bacana quando filmes antigos em DVD vêm com extras de qualidade.
E, desculpa a demora pra responder, mas aceito parceria sim!

Ygor Moretti Fiorante disse...

Um dos meus preferidos do Hitchcock, mas preciso rever faz tempo que assisti.

abraço!!

Postar um comentário