segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Grandes Nomes - Marlon Brando


  Marlon Brando foi um revolucionário na arte de atuação no cinema. Com ele, a interpretação de um personagem mudou drasticamente e seus métodos influenciaram muitos atores que vieram em seguida. Brando começou a estudar teatro no Actor’s Studio de Nova York e lá passou a utilizar o sistema stanislavski de interpretação. Nesse sistema, o ator basicamente passa a reviver emoções e procura em experiências anteriores a inspiração necessária para interpretar o personagem. Para isso, são feitas técnicas de relaxamento, concentração e preparação a fim de buscar o maior realismo possível. E é isso que se pode perceber na atuação de Marlon Brando. O ator procurava com um simples gesto, olhar ou atitude fazer com que o personagem parecesse verossímil, deixando qualquer tipo de atuação forçada para trás. É perceptível a diferença na forma de atuar de Brando com outros atores. Suas marcas registradas eram os chicletes mascados durantes as cenas e suas camisetas apertadas, que arrancavam suspiros do público feminino e que o fez se tornar um símbolo sexual. 
                                             
Ele levou essas técnicas do teatro para o cinema, tanto que alguns de seus filmes parecem ser encenados no palco como no filme Uma Rua chamada Pecado, que já havia sido encenado em 1947 na Brodway. A partir disso, Brando se destacou e foi convocado para atuar nas telonas. Porém, o ator sempre guardou alguns ressentimentos com a indústria do cinema. Ele ganhou dois Oscars de melhor ator pelos filmes Sindicato de Ladrões e O Poderoso Chefão e recusou o último como forma de protesto pela forma como Hollywood tratava os índios americanos. Antes do começo de sua carreira, ele recusou alguns papéis por acreditar que os produtores de Hollywood “nunca fizeram um filme honesto e nunca farão”. Por conta disso, teve diversos desentendimentos, era avesso à badalação hollywoodiana, ficava longos períodos sem qualquer tipo de trabalho e gostava de viver em ilhas paradisíacas como o Taiti e a Polinésia Francesa, lugares onde se casou e morreu, respectivamente.

                            

                                     

Alguns de seus principais filmes: Uma Rua Chamada Pecado, Sindicato de Ladrões, O Poderoso Chefão e Apocalypse Now.

O auge de sua carreira foi durante as décadas de 50, 60 e 70, quando recebeu diversos prêmios e indicações. Depois passou a atuar em diversos papéis incomuns como Superman – O Filme. Brando morreu no dia de 2 de julho de 2004 com uma fibrose pulmonar e tinha sofrido com a obesidade chegando a pesar 160 quilos. Foi uma perda realmente significativa para o cinema. Brando era um mestre da interpretação e será lembrado para sempre.

E você o que acha desse grande ator?

9 comentários:

biah disse...

"Recusou o último como forma de protesto pela forma como Hollywood tratava os índios americanos."

Se o cara tem a sensibilidade de fazer um protesto desses já ganhou pontos comigo.

Allan Thalles disse...

O assunto abordado neste blog é muito bom...As informações aqui apresentadas são de grande valia para quem gosta de Cinema. Seu blog esta otimo! Meu blog é: http://poemasdomeumicro.blogspot.com/ Nele posto meus textos, espero uma visita sua! Desde já agradeço.

30 e poucos anos. disse...

Excelente post...sou suspeito em falar pois adoro Marlon Brando

Breno Ribeiro disse...

Parabéns pelo blog. Muito organizado e gostei do lay!!

Red Dust disse...

Um grande actor. 'The Godfather' é o seu expoente máximo, mas há uma enorme lista de filmes de qualidade para ver de Marlon Brando.

Abraço.

Gutt e Ariane disse...

O que eu acho desse ator?? Simplesmente FODÃO!!! Porra, o cara foi icono sexual e tudo mais!! E claro, depois de GodFather... o cinema mudou... minha vida mudou!!:D

Santiago. disse...

Excelente lembrança, o Brando era mais que um rostinho bonito. Uma cena que não sai da minha cabeça, é quando em Uma Rua Chamada Pecado ele grita por Stella, simplesmente, inequecível!! Quem quiser pode vê-la no seguinte link: http://www.youtube.com/watch?v=S1A0p0F_iH8&feature=fvw.


Abraço!

Jaqueline disse...

Ja vi o filme The Godfather dele e é muito bom, recomendo. Eu acho q a beleza dele é tão atual, combina com os padrões de beleza que existem hoje

alexandreterra disse...

Marlon Brando foi sem duvida um dos maiores atores que ja exisistiu, um mito de verdade! mt bom ter feito esse post sobre ele! parabens

Postar um comentário