sábado, 30 de janeiro de 2010

Videoteca Básica - Doze Homens e uma Sentença


Doze homens completamente diferentes foram convocados para julgar um caso de homicídio. O réu, um jovem pobre e com histórico criminal, é acusado de matar o pai a facadas. Onze dos homens o consideram culpado e querem ir embora logo para casa e apenas um, o personagem de Henry Fonda, quer discutir o caso baseado nos pequenos detalhes deixando o preconceito de lado. O júri deve chegar a uma unanimidade e decidir se o réu deve ser condenado à morte ou não. 



O filme lembra uma grande peça de teatro, uma vez que se passa em um único ambiente. A sala onde discutem o caso traz exatamente o nervosismo e a tensão que os personagens vivem, uma vez que o grupo se divide entre os que querem averiguar os fatos e os que chegam a uma conclusão baseado em idéias precipitadas. Os elementos de cena contribuem para demonstrar essa tensão e até mesmo uma provocação aos que possuem idéias contrárias. A iluminação é excelente e contribui para a atmosfera do ambiente. A grande sacada do filme é remontar toda a cena do crime a partir dos testemunhos e das provas. Tudo acontece através dos diálogos. Através deles também ficamos íntimos de cada um dos jurados e de suas vidas. As palavras são as grandes estrelas da trama. Por isso, o filme também é uma ótima aula de argumentação e, consequentemente, de direito



Henry Fonda retrata muito bem seu personagem. Ele é o único que se importa pela vida do garoto e busca diversas contradições de maneira inteligente, mesmo que os aparentes fatos tentem provar o contrário. Os outros atores também se saem muito bem. Afinal, não é fácil que 12 atores contracenem durante 96 minutos em um mesmo ambiente. O diretor Sidney Lumet produz um filme excelente a partir de uma simples idéia e de um baixo orçamento. A produção custou 343 mil dólares e foi filmada em 19 dias. Uma grande lição para aqueles que pensam que um bom filme só pode ser feito a partir de uma superprodução cara com muita ação.

5 comentários:

Rui disse...

Parece ser um belíssimo filme!!!!

Victor Faria disse...

Parabéns pelo blog!
Passa lá no meu blog, vota na enquete que deixei lá e comenta. Se gostar do trabalho, clica nos anúncios.
http://www.papodeinformatica.blogspot.com

Vinicius Oliveira disse...

Po eu recomendo, o filme que eu vi hoje O fim da escuridão muito bom mesmo.. parabens pelo blog

http://viniciusoliveiraa.blogspot.com/

kah disse...

Sempre ouço falar muito bem deste filme mas nunca vi. Clássico! Ainda pretendo conferir!

http://cinemaemdvd.blogspot.com/

Naya Rangel disse...

Parece que é um excelente filme, gostei muito do tema. E concordo, não é preciso fazer uma super produção para o filme ser bom!

Abraços!

Postar um comentário