segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Videoteca Básica - 21 Gramas




Instigante. Essa palavra define bem o longa metragem “21 gramas” (2003) do cineasta mexicano Alejandro González Iñárritu. Segunda parte da chamada “trilogia da morte” (sendo composta primeiramente por “Amores Brutos” (2000) e concluída com “Babel” (2006)), o filme não trata especificamente sobre o peso da alma como o próprio nome sugere (para os menos informados, algumas pesquisas indicam que ao morrer o corpo perde 21 gramas, partindo disso a relação).


 
Mais importante do que a narrativa em si é a trajetória individual das três personagens principais em busca de um novo caminho para suas vidas. Paul Rivers, (interpretado por Sean Penn) é um matemático com problemas cardíacos que está a espera de um transplante. Naomi Watts é Christina Peck, que sofre com a perda de familiares e é uma ex-viciada em drogas. Jack Jordan (Benicio Del Toro) é um ex-presidiário que encontra uma nova chance de mudar a sua vida na religião, porém um acontecimento transforma a sua vida repentinamente. Suas vidas parecem distintas (e são), mas um acidente de carro faz com que uma relação indireta tenha início entre os três.


O trio principal é a grande estrela do filme. Atuações impecáveis que renderam prêmios e indicações para os atores, como nas categorias de melhor atriz para Naomi e melhor ator coadjuvante para Del Toro no Oscar de 2004.



Câmeras rápidas e uma narrativa quebrada dão o tom do filme. Talvez isso comprometa um pouco o enredo, devido o fato da história não ser linear apresentando cenas “do futuro” voltando para cenas “do presente”. Para alguns ele pode se tornar um pouco confuso, pois o longa se assemelha a uma espécie de “quebra-cabeças”, aonde apenas com o desenvolvimento da história as peças vão se encaixando.
Alejandro ganhou notoriedade com esse filme. Na minha singela opinião, o melhor de sua carreira, sendo superior até quando comparado ao premiado Babel. Para os cinéfilos de plantão essa é uma ótima indicação.





10 comentários:

Vanderson disse...

esse film é bomm!!
ai aii
deu vontade de assistir denovo!
abraço!

Rafa disse...

Não vi ainda... boa dica !

Ana Lucia Nicolau disse...

oi, realmente, esse filme deve ser muito bom...ainda não tive oportunidade de assistir...pretendo alugar pra assistir...depois eu volto pra te dizer o que achei...
abs

RAULINO.COM2 disse...

Ola, dei uma passada no blog, e vi que tem futuro, muito interessante, precisa por mais conteudo, mas esta muito bom, trabalhando mais, crescera mais, boa sorte.
www.baixakynet.com

Daniel Silva disse...

taí um filme que ainda não vi, mas pelo elenco deve ser sensacional.

abraço

www.esteticamusical.com

Admin disse...

vou dar uma olhada em mais trailers por aí

Tirinhas Carismáticas disse...

vou dar uma olhada

João Victor Borges disse...

acho que já vi esse filme...
não tenho certeza, mas acho que sim.

http://anpulheta.blogspot.com

Railany Couto disse...

oi adorei seu blog... da uma olhadinha no meus posts novos e diz o que achou.. bjus

Robinho Bravo disse...

21 Gramas é um puta filme!
Acho isso mesmo particularmente não gostando muito do Sean Penn e preferindo Amores Brutos.

Cara, muito bom blog!
Cinéfilos como eu agradecem!
quando puder, de uma olhada no meu:
http://bemdesocupado.blogspot.com/
"Pensamentos soltos, casos engraçados e pediatria em geral."

Postar um comentário