terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Curiosidades - Continuações e Refilmagens

                 A provável falta de roteiros originais e idéias inovadoras estão fazendo com que as adaptações de obras literárias populares e continuações de grandes sucessos venham se tornando cada vez mais comuns. Essa pode ser uma boa oportunidade para uma produtora aproveitar e lucrar um pouco mais sobre o sucesso da produção anterior. Mas uma nova continuação também pode ajudar a produzir uma história ainda mais interessante e completa. É claro que alguns fãs de determinado filme gostariam de ver aquela história que adoram se prolongando um pouco mais, porém outros alegam que a continuação prolonga demais a história original e acaba prejudicando a série de filmes. Há diversos casos em que as continuações se tornaram um verdadeiro sucesso e outros em que ela é um verdadeiro fracasso. O Poderoso Chefão 2 e o terceiro filme da trilogia do Senhor dos Anéis (Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei) se tornaram tão populares quanto seu primeiros filmes e faturaram até o Oscar. Star Wars, Harry Potter e animações como A Era do Gelo e Madagascar também tiveram grande êxito em suas séries de filmes. Já outros decepcionaram os fãs dos filmes originais.

 
Continuações de sucesso

                Outra saída para essa suposta "falta de criatividade" dos roteiristas e produtores é a refilmagem de grandes clássicos antigos. Para isso, é produzida uma versão um pouco diferente da anterior com elementos como, por exemplo, um pouco mais de ação e efeitos especiais. Porém, esses filmes também não devem modificar demais as características da produção original. Vários filmes estrangeiros já se tornaram remakes de Hollywood com resultados bons e ruins. Alguns pouco conhecidos do público mais jovem se tornaram super populares com a refilmagem. Esse é o caso de filmes como A Fantástica Fábrica de Chocolate, Scarface e Os Infiltrados. Já outras adaptações não passam de tentativas frustradas de buscar o sucesso do filme original. Como exemplos há as refilmagens de Psicose e Casa de Cera.



Refilmagens de sucesso

Confira as próximas continuações que estrearão no cinema:
Homem-Aranha 4, Piratas do Caribe 4, Atividade Paranormal 2, Homem de Ferro 2, Jurassic Park 4, Velozes e Furiosos 4, Eclipse, Star Trek 2, Wolverine 2, Tropa de Elite 2, Harry Potter, Madagascar 3, Shrek 4, Jogos Mortais 6

E você, o que acha das continuações e refilmagens? Opine!

14 comentários:

Sabrina disse...

Que blog legal *-*
Eu nao gosto de refilmagens e nem continuações...
O poderoso chefão 3 foi horrivel comparado com os outros!

João BDR disse...

Não sabia que "A Casa de Cera" era uma refilmagem...
Eu até gosto de continuações e refilmagens, desde que sejam bem feitas!
Fazer só por fazer não é boa coisa...E às vezes, a continuação é tão ruim que até mesmo os atores do filme original recusam o papel! Aí fica difícil mesmo de engolir...

Abraços!
;)

Patrycia disse...

Bom, eu gosto de cotinuidades. É legal quando um filme termina e sei que terá um próximo concluindo o que ficou ali no fim.

Não sou tão radical, não acho que seja falta de criatividade... Esperteza, talvez... É mais fácil emplacar um filme onde o anterior já fez sucesso.

saulo chaplin disse...

Sobre as continuações: Wolverine 2, Homem de Ferro 2 nesses dois filmes tenho minhas boas esperanças.
Já no Tropa de Elite 2, sei lá mano.. pede pra sair!

Jogos Mortais 6 - será que não enjoou ainda??

Marcelo disse...

Bah, mto legal o blog!
Eu que adoro cinema, amei.
Parabéns!

Nyna disse...

ola, muito bom o post
eu particularmente ñ gostei que prolongaram muito jogos mortais...

uma coisinha não entendi... atividade paranormal 4???? 4 filmes?

hehehe eu só vi um, q tava no cinema esses dias....

to seguindo

http://naturalmentenyna.blogspot.com/

CINECLUBE01 disse...

Já corrigi. Era Atividade Paranormal 2 mesmo. Obrigado

Grumpp disse...

Eu gosto, e quando vou assistir uma procuro rever os anteriores para refrescar a memória...
Tô ansioso pra ver Iron Man 2... vi o trailer, já gostei do primeiro e acho que o segundo vai ser show!

Bom falar de filmes!
(ah! assisti o Sherlock Holmes domingão, legal também!)

Fabricio bezerra da guia disse...

Com certeza tem filmes que merecem ter sequencias,mas outros tem sequencias que estragam a história,por que nem sempre todos os atores do outro filme podem aparecer no 2.e as vezes a historia do filme original se fechou e uma sequencia acaba ficando sem nada a ver,



filme de terror é bom nisso.no filme original é uma coisa que mata pessoas,no dois é uma coisa que volta a matar pessoas.no 3 uma coisa mata pessoas mesmo depois de todos acharem que essa coisa tinha morrido.no 4 uma coisa mata pessoas em outro luar e por aí vai.

vanessaluiza.com disse...

Obrigada por passar no meu,


amei o blog e voltarei mais vezes
:)

Beijo

Paty disse...

eu geralmente não gosto de continuações... gostei mesmo acho que de Star Wars e De volta p/ o Futuro.

seuvicio disse...

Eu não gosto mto de continuações, a não ser q a história tenha sido pensada desde o início pra ser uma trilogia ou bilogia.


VeloZes é com Z.

Rodrigo Castro disse...

As refilmagens podem até realmente se encaixar no quesito falta de criatividade, mas tem um lado bom: apresenta, vez ou outra, um clássico que pode estar esquecido pelas pessoas, ou que simplesmente não agrade ao público de hoje pelas características da época (por exemplo, refilmar um filme que era preto-e-branco - sim, existe gente que ainda tem preconceito contra preto-e-branco)

Já no caso das continuações eu sempre tive uma opinião bem simples sobre elas: se forem previstas, ou seja, se o diretor, quando assinou o contrato com uma produtora, leu o roteiro, chamou os atores, enfim, se o filme tiver previsto uma continuação, provavelmente será boa, pois o roteiro já está todo ali, de todas as partes que serão filmadas, e o empenho será o mesmo durante todo o filme, até mesmo porque não é raro que se faça o filme inteiro de uma vez só, e lancem as partes aos poucos. É o caso de Harry Potter, a saga do Crepúsculo, Senhor dos Anéis, os os primeiros filmes de Poderoso Chefão, entre outros. Mas, quando a continuação é feita baseada no sucesso que o filme fez, provavelmente vai ser ruim. Por isso a terceira parte de O Poderoso Chefão é pior (não digo ruim seria injusto). O filme não deveria ter três partes, e sim duas. No caso de adaptações de séries de livros, nem há como não ser continuações, por motivos óbvios!

E que belo blog!

Artur Fox disse...

A impressão q eu tinha era q só eu tinha percebido esta grande decadencia q é essa era de refilmagens e continuações...Há algo pior q elas...Uma relação de filmes q seguem os mesmos padrões - um filme chega a ser uma imitação grotesca de outro...Percebo isso nas ditas "comédias romanticas", q seguindo seus dogmas, todos se tornam previsíveis e maçantes.

Enquanto as sagas e as continuações, se salvam-se poucos - e esses poucos são excelentes filmes!
Piratas do Caribe por exemplo...Cada filme da série é melhor q o outro...Excelentes atuações principalmente do Johnny Depp - seu papel de Jack Sparrow é extremamente original e viril, o seu melhor personagem devo dizer. Um personagem forte e inspirador...Pirata do caribe humilha qualquer sequencia deste novo seculo com exceção do Senhores dos aneis.

Postar um comentário