quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Cenas marcantes do cinema


Filme: Psicose (1960)

A cena escolhida pode parecer óbvia para quase todo mundo, pois mesmo quem não viu o filme sabe do que se trata. A clássica seqüência é a do assassinato de Marion Craine (Janet Leigh) enquanto ela tomava banho. O filme foi rodado em preto e branco por Hitchcook porque o diretor não queria deixar a produção tão sangrenta. A característica trilha sonora é inconfundível e essencial para a seqüência. Além dela, os planos das facadas que atingem a personagem e o sangue caindo no chão contribuem para um dos momentos mais assustadores do cinema. A bela iluminação, que esconde a identidade do assassino, e os gritos de Marion contribuem para um suspense ainda maior. A cena teve 90 cortes, 70 planos de câmera diferentes e foi filmada em uma semana. A cena foi um choque para o público e é a marca registrada de Alfred Hitchcook.

PS: não assista a refilmagem do filme de 1998.

6 comentários:

FelippeOliver disse...

A lendaria cena!

Adriano disse...

Quando eu estudava rádio e TV, nós analisamos essa cena...

E é incrível a quantidade de corte e planos que fizeram em apenas uma cena!

Rodz Online disse...

Eu sei que uma heresia apesar da cena e da trilha marcante mas até hoje não assisti Psicose.

Érico disse...

Rapaz, parabéns pelo blog! gostei tanto q até virei seguidor pois tbém tenho um blog sobre cinema e talvez possamos até nos ajudar. Esta cena q vc comentou é clássica e só de escutar a música algumas pessoas já ficam até com medo hehe...
Se quiser fazer uma visita no meu blog passe em: www.cinemeirosnews.blogspot.com
Um grande abraço do amigo Érico cinemeiro

Bacilla disse...

Curti o blog, finalmente saiu a idéia huh?
Já tô até interessado em uma parceria. Não preciso dizer qual é o meu blog né? ;p mesmo assim:
www.balcaodamusica.com
Ah, e se vocês puderem postar alguma coisa do Pulp Fiction, com certeza ia atingir muitas pessoas. Eu já vi esse filme umas 4 vezes e não me canso, de tão bom que é o elenco, o diretor e principalmente a trilha sonora.
Abraço e novamente, parabéns pelo blog.

cineclube disse...

Valeu pia
vamos fazer uma parceria sim
e pode deixar que vai ter alguma coisa do pulp fiction depois

Postar um comentário